sexta-feira, 6 de maio de 2011

A interiorização do Cirurgião-Dentista

Gostaria que meus colegas lessem...! E indicasse essa leitura para aqueles que acham que não existe campo para a profissão que escolhemos (Cirurgião-Dentista)...

  Faz-se necessária e urgente o processo de interiorização do Cirugião-Dentista e deve ser acelerado...Ao longo da última década, assistiu-se a um expressivo movimento migrátorio de profissionais de Odontologia em direção a áreas mais interioranas do território brasileiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A presença do Cirurgião-Dentista nestas localidades ainda está longe de suprir toda a demanda existente. Isto porque, embora o Brasil tenha um dos maiores efetivos de Cirurgiões-Dentistas do MUNDO, a proporção de habitantes por profissional está entre as mais baixas.
 A Organização Mundial de Saúde recomenda que haja um Cirurgião-Dentista para cada 1.500 habitantes. Contudo, dados do CFO apontam que há atualmente no Brasil cerca de 230 mil Cirurgião-Dentistas,um terço dos quais concentrados somente no estado de São Paulo. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro reunem mais da metade dos profissionais brasileiros de Odontologia, no Maranhão, há apenas 1.200 profissionais para assistir um população que beira seis milhões de habitantes, ficando 1 Cirurgião-Dentista para 4.480 habitantes.O poder público ainda encontra dificuldades em incentivar a fixação desses profissionais no interior do país. A imensa maioria dos cerca de 11.200 profisionais de Odontologia graduados a cada ano no Brasil ainda fica retida nos grandes centros urbanos, especialmente Sul e Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário